terça-feira, 3 de julho de 2012

Lúpus

Esta doença atribui-se ao médico do século XII, chamado Rogerius para descrever a erupção cutânea de nome Lúpus que em Latim significa Lobo.
Lúpus é uma doença caracterizada por uma faixa de manchas cutâneas, avermelhada com o formato de borboleta e que se assemelha ao padrão dos pelos da face de um lobo.
Na antiguidade, cerca de 400 anos antes de cristo, Hipócrates, referiu-se a lesões da pele chamando-lhes Hupes Esthiomenos, sendo que esta designação abrangia vários problemas de pele.




Hipócrates


Hipócrates foi um célebre médico da Grécia Antiga. Segundo dados, Hipócrates terá nascido na ilha de Grega de Cós em 460 a.C. e morrido em Larisa, Grécia, em 377a.c.
Procurou basear a medicina na experiencia clinica, deixando assim que a prática da medicina da sua época fosse feita na base de magia e na religião.
Para além de ser o mais célebre médico da Grécia antiga, foi -lhe atribuído, ou seja à sua escola de Cos, a autoria de uma coleção de obras, Corpus Hippocratium (Hipocratismo), com cerca de 60 livros e monografias.
Com este trabalho de sistematização apoiava-se numa observação cuidadosa dos sintomas das doenças e fica com vários conhecimentos médicos da época, que vão desde a anatomia até à fisiologia, passando pelas doenças psíquicas.

O Juramento de Hipócrates

Dá-se ainda a Hipócrates a autoria do famoso juramento que os médicos fazem quando da sua cerimónia de formatura e no qual se comprometem, entre outros aspetos, a defender a prática médica e a exercer a sua arte com dedicação, ética e honestidade.



Lupus e medicamentos


Há casos de lúpus provocados por medicamentos, que com a sua suspensão resolve o problema apesar de esta ocorrência não ser muito frequente, o médico assistente faz uma vigilância ao doente através das análises e da sua observação parando logo a medicação à menor suspeita.
Segundo os médicos, o doente de lúpus pode fazer a sua vida normal desde que seja vigiado pelo seu médico assistente e que faça sempre o tratamento.
Um dos tratamentos de base consiste na destruição dos anticorpos que o organismo por forma a proteger os diferentes órgãos das lesões que poderiam vir a provocar.
Alguns medicamentos para o coração (hidralazina, procainamida e betabloqueantes) podem causar, por vezes, uma síndroma semelhante ao lúpus que desaparece quando se interrompe o tratamento.

Porque é que há mais mulheres que homens com esta doença


O lúpus é uma doença que afeta 90% das mulheres, entre os 15 e 40 anos de idade.
É considerada uma doença autoimune porque o corpo não tem defesas necessárias para combater as infeções e ainda se ataca a si própria.
Atualmente em Portugal, existe em mais de mil pessoas, principalmente mulheres em idade fértil, adolescentes e jovens adultos.

Maria José Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário